top of page

Quem somos?

O GRUPO ESCOTEIRO SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, desde sua inauguração em 14/08/2010, está localizado a Rua Eneida, 1485, Bairro Coqueiros – Belo Horizonte, MG.
Com propósito de passar os fundamentos do movimento escoteiro para os jovens da comunidade e adjacências.

Atualmente, contamos com 85 membros registrados.

Somos parte de um movimento educacional existente a mais de 100 anos, para jovens e crianças, com a colaboração de adultos, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro. Esses voluntários são pessoas que acreditam na juventude e na possibilidade de contribuir para sua educação através do Escotismo. A missão do Escotismo é contribuir para a formação integral da criança, até a fase adulta, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

O Escotismo é muito mais que um clube de atividades para jovens. Escotismo é um movimento educacional mundial, baseado em valores. O Escotismo acredita que o mundo é um lugar melhor quando as pessoas:

  • São de confiança, auto-controladas e autoconfiantes;

  • Têm auto-respeito e respeito pelos outros

  • Trabalham juntos para servir outras pessoas e melhorar a sociedade;

  • Mostram responsabilidade em relação ao mundo natural;

  • Têm o devido respeito pela posse e pela propriedade;

  • Têm uma fé religiosa ativa.

 

PRINCÍPIOS

 

Três princípios sustentam o  Escotismo:

  1. Dever para consigo mesmo:

O Escotismo encoraja os jovens a desenvolver seus próprios dons e talentos e que será responsável pelo que eles se tornem e pelo o que eles fazem.

 2. Dever para com os outros: O Escotismo encoraja os jovens:

 

  • A participar do desenvolvimento da sociedade;

  • A reconhecer e respeitar a dignidade das outras pessoas;

  • Promover a paz e a compreensão e cooperação local, nacional e internacional;

  • Proteger o meio ambiente

 

Os Escoteiros não são passivos e são chamados ao serviço para "ajudar outras pessoas". Este é um compromisso Escoteiro pessoal de integridade, confiança e honra que as pessoas respeitam;

          3. Dever para com Deus:

 

O Escotismo se compromete em ajudar os jovens a buscar uma dimensão espiritual para a vida e tentar viver de uma forma religiosa. O Escotismo não é uma organização religiosa proporciona aos jovens a oportunidade de explorar e valorizar a fé pessoal e aprofundar o seu relacionamento e compromisso com Deus.

MÉTODO SIMPLES:

©2017 by 109º GESVIM

bottom of page